Nossa proposta  é de uma ação cultural, pois atuamos de forma a contribuir para que crianças, jovens e adultos possam encontrar, despertar e explorar sua capacidade criativa, inventando e se reinventando, descobrindo novas possibilidades de elaborar e construir sua própria história.É uma ação e uma proposta em que os resultados dependerão de cada um e não são pré definidos. As pessoas são livres de interagir com estas práticas e os resultados nem são observados por nós ou de imediato.

Os diversos instrumentos de conhecimento são meios seguros que nos permitem apreender a realidade, ter o desejo de participar dela e quem sabe, de transformá-la.

Escolhemos a literatura como nossa ferramenta principal entre as diferentes manifestações artísticas porque sabemos o que ela comporta e acreditamos que estar inserido neste universo de linguagem é determinante. Temos a convicção de que a leitura e a literatura são um direito, visto que elas são instrumentos fundamentais para a nossa saúde e desenvolvimento pleno, assim como para o processo formativo e para o aprender Pensamos que é essencial, para a dignidade de todo ser humano, que ele aprenda a ler, escrever e a contar. 

Além disso, é importante que possa participar o mais amplamente possível de todas as manifestações culturais, que conheça a história e que guarde na memória os fatos do passado - tanto aqueles felizes quanto os marcados pela destruição. Neste espaço do Centro Educacional e Cultural KHF a articulação com outras linguagens artísticas e áreas do conhecimento aconteceu de forma espontânea, constante e fértil.